Registro de domínio

Domínio é como seu site fica conhecido na internet, seja qual for o nome de seu domínio é por este endereço digital que os visitantes irão chegar até você.

Registrar um domínio na internet na verdade é alugar um domínio, este domínio será seu pelo tempo que você estiver disposto a pagar para manter seu registro, se por algum motivo você deixar de realizar o pagamento da renovação anual, seu domínio simplesmente expira e alguém pode registra novamente seu domínio.

Então sempre tome bastante cuidado com a renovação anual de um domínio, pois uma vez expirado ele fica livre novamente, e muitas vezes fica complicado registrar o mesmo domínio e todo trabalho que você dedicou a ele acabou sendo inútil.

Como registrar um domínio na internet

Vamos falar aqui sobre os domínios na extensão .com.br são os mais comuns para nós Brasileiros.

  1. Passo acesse o site http://www.registro.br
  2. Clique em “Criar Conta” e preencha com seus dados
  3. Após confirmar seu cadastro você já possui uma ID (identificação) no site registro.br
  4. Acesse a tela de Login https://registro.br/cgi-bin/nicbr/login  faça o login com seus dados
  5. Logo na primeira tela existe a opção (Pesquisar e Registrar um Domínio), clique nesta opção
  6. Digite o nome do domínio que você quer registrar exemplo. hostpr.com.br
  7. Clique em pesquisar caso este domínio esteja livre vai aparecer uma opção “Registrar” clique nela
  8. Insira seu CPF ou CNPJ para ser o titular do domínio
  9. No final da tela assinale a opção “LI E ACEITO OS TERMOS DO CONTRATO” e clique em registrar

Pronto, agora dentro de alguns instantes você vai receber um e-mail do site registro.br com os dados para efetuar o pagamento, após efetuar seu pagamento R$ 30,00 anual você tem o direito de usar este domínio pelo período de 01 ano, sempre com a opção para renovar a cada ano, mantendo sua renovação em dia você não perde o domínio, deixando de efetuar o pagamento o domínio vai expirar e já viu, seu domínio pode ser registrado por qualquer outra pessoa após o processo de liberação.

Já possuo domínio agora quero criar meu site

Antes de criar um site será necessário possuir uma conta de hospedagem de sites, é o local aonde serão armazenados os arquivos de seu site, e-mails, banco de dados.

Vou deixar nosso link como opção para hospedagem de siteshttp://hostpr.com.br/hospedagem-de-sites.html” mas você pode procurar outras empresas para hospedar seu site, fique a vontade.

O procedimento para registro de domínio é este, você pode optar por contratar um plano de hospedagem de sites que tem domínio grátis incluso no plano também, a diferença é que você não vai precisar efetuar o registro de domínio a empresa de hospedagem de sites ou criação de sites vai tomar conta deste processo e vai lhe enviar a fatura.

Leia

Não canso de avisar, jamais esqueça ou deixe de pagar a renovação anual de seu domínio caso ainda tenha interesse em dar continuidade a seu projeto, já vi diversos casos que o empreendedor deixa de pagar o domínio e acaba perdendo e é necessário recomeçar do zero novamente.

Importância de manter um domínio ativo

Manter um domínio registrado por diversos anos tem suas vantagens, com o passar do tempo seu domínio ganha importância ou relevância na internet, a cada ano registrado ele é mais forte e isto pode ser um diferencial para otimização de um site no futuro, um dos fatores levados em consideração pelos mecanismos de busca é o tempo que um domínio existe, então cuide bem de seus domínios, e tenha em mente que quanto mais velho seja um domínio mais importante ele passa a ser para os mecanismos de busca na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>