SEO – Primeiros passos

Vou ensinar neste artigo como dar seus primeiros passos com SEO de seu site, seguindo alguns passos simples você vai obter algum resultado positivo.

Avaliação

Primeiro passo a avaliação que temos hoje de seu site, pesquise no Google, as palavras-chave que você pretende aparecer descubra se já aparece em alguma posição não importa aonde você estiver sendo posicionado agora só é bom saber para termos um ponto de avaliação depois de efetuar algumas otimizações em sua página.

Domínio

Domínios mais antigos são melhores para SEO pois já possuem algum histórico na internet, possivelmente já possui back-links que são um ponto importante para SEO, se você conseguir parcerias com empresas do mesmo segmento é muito bom para SEO, caso não consiga parcerias OK, mas lembre um site mais popular que já tem uma boa posição no Google pode impulsionar o seu site de forma positiva.

Títulos

Um dos principais fatores no ranqueamento do Google é o título de seu site, cada página deve possuir um título único, nenhuma página fala do mesmo assunto, então escolha títulos diferentes para cada página em seu website.

  • Alterar os títulos é uma tarefa simples que pode ser feita usando o Bloco de Notas do Windows mesmo.
    Abra seu arquivo .html exemplo a página principal index.html com o Bloco de Notas, logo nas primeiras linhas você vai encontrar: <title>SEO – Primeiros passos</title>

Altere o conteúdo marcado no exemplo está em negrito, procure adicionar neste título a palavra-chave mais importante que você busca posicionamento. No caso o exemplo é a palavra-chave “SEO – Primeiros Passos”.

Siga este passo para todas as páginas de seu website.

Descrição

Aqui falamos um resumo de cada página de seu website, não tem valor para SEO, mas é importante é sua propaganda,  um resumo do que as pessoas irão encontrar acessando seu website.

  • Para alterar a descrição também usamos o Bloco de Notas do Windows.
    Abra seu arquivo .html exemplo a página principal index.html com o Bloco de Notas, também deve estar entre as primeiras linhas logo abaixo do título: <meta name=“description” content=Minha descrição>.
    Caso seu site não possua este elemento adicione está linha logo abaixo do título, e faça um resumo diferente para cada página de seu website.

Keywords

A metatag keywords deixou de possuir valor para SEO, então não se preocupe com a metatag keywords, pois ela não interfere mais no posicionamento de um site no Google. Caso seu site ainda possua a metatag keywords pode deixar como estiver, ela é algo como:

<meta name=”keywords” content=”palavra 1, palavra 2, palavra 3, etc…”/>

Estrutura de URL

Mais um fator importante para o SEO de sua página, a estrutura de links deve seguir um padrão como os títulos, quando alguém clicar em uma página em seu website na URL deve aparecer algo como http://www.seusite.com.br/seo-primeiros-passos.html ou quando usamos um sistema de gerenciamento no caso WordPress fica http://www.seusite.com.br/seo-primeiros/

A estrutura de links possui valor para SEO, é importante que seu site possua páginas com o mesmo nome das palavras-chave que busca posicionamento.

Links Internos

Aproveite pontos importantes no texto de seu website para criar links que apontem para páginas dentro de seu website, assim quem navegar por seu website tem mais facilidade para chegar em determinadas páginas, ganhando alguns pontos para o SEO que você está trabalhando.

Conteúdo

Neste momento você já trabalhou em diversos fatores que irão auxiliar seu site a receber um posicionamento melhor nos mecanismos de pesquisa, agora chegou a hora de criar conteúdo de qualidade, relevante para os mecanismos de pesquisa na internet, não é um bicho de sete cabeças, quando falamos de algo que conhecemos.

Um bom texto, bem escrito, com gramatica correta é o começo, e não esqueça de usar as Head Tags, para destacar as principais palavras-chave vou mostrar um exemplo deste artigo:

Seo – Primeiros Passos

Está é nossa h1, é para a palavra que buscamos o posicionamento todo foco deste texto foi feito pensando única e exclusivamente na palavra-chave SEO primeiros passos, é a palavra que trouxe você até aqui.

Palavras secundarias

São as nossas h2, são as palavras negritadas que marcam o começo de um assunto como no exemplo: Avaliação, Domínio, Títulos, Descrição, Keywords, Estrutura de URL, Links Internos, Conteúdo. É a parte aonde encorpamos nosso conteúdo.

Repetir a palavra-chave que você busca posicionamento é importante mas não deve ser feita de forma forçada, você precisa repetir algumas vezes dentro de seu conteúdo fazendo com que ela apareça de forma natural em seu texto.

Assim quando o Google visitar seu site e avaliar, ele pode dar maior importância e lhe dar um bom posicionamento, é verdade que para chegar entre os primeiros de uma busca você precisa, fazer e avaliar após algum tempo, e muitas vezes é preciso refazer todo trabalho para buscar melhorar o posicionamento nas buscas é um trabalho de longo prazo.

Concluindo aqui, você já deu passos importantes para construção do SEO em sua página, a cada dia você vai aprender mais com seus erros e acertos, é uma questão de não desistir do que busca, e não descansar enquanto não alcança os resultados esperados.

Agora você já pode dar seus primeiros passos em SEO e pode gostar tamém do artigo Seo – Primeiro Lugar no Google

Dúvidas, sugestões fiquem a vontade: contato@hostpr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>